Barco com Bandeirinhas e Pássaros, de Alfredo Volpi
Barco com Bandeirinhas é uma obra-síntese de Alfredo Volpi. Pois ela apresenta bandeirinhas e geometricidade, duas coisas pelas quais Volpi era apaixonado.
Embora tenha nascido na Itália, Alfredo Volpi imigrou ao Brasil com 2 anos e sempre dizia que seu coração era brasileiro. O pintor adorava misturar cores em telas com essência geométrica.
Na obra Barco com Bandeirinhas e Pássaros, percebe-se bem estas paixões de Volpi. A pintura é vívida, alegre, rítmica e leve; com cores misturadas. As bandeirinhas, claro, estão presentes. O pintor brasileiro também usa os pássaros para dar uma impressão de movimento ao barco.
A ideia de pintar bandeirinhas veio de uma vez em que Volpi estava com sua mulher passeando em um sítio no interior de São Paulo. Era época de Festa Junina e o espírito observador do artista o fez incorporar as bandeirinhas em seu trabalho.
Volpi anunciou esta fase da seguinte maneira: "A gente se desliga e então só passa a existir o problema da linha, forma e cor. Minhas bandeirinhas não são bandeirinhas; são só o problema das bandeirinhas".
_____________________________________________________________
Ficha Técnica - Barco com Bandeirinhas e Pássaros
Autor: Alfredo Volp
Onde ver: Museu de Arte Contemporânea/USP, São Paulo
Ano: 1955
Técnica: Têmpera sobre tela
Tamanho: 54,2cm x 73cm
Movimento: Modernismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário