A
Tentação de Santo Antônio, de Salvador Dalí
A obra foi feita em Nova York, para um concurso no qual era necessário pintar a tentação de Santo Antônio. |
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (11/05/1904 - 23/01/1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Seus trabalhos chamam atenção pelas incríveis combinações de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres Renascentistas. Colaborou com a Walt Disney em curtas de animação e ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribuiu a isso seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam sua arte, ao mesmo tempo que incomodava seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
Além de Dalí, outros dez pintores fizeram parte do concurso em Nova York, entre eles Paul Delvaux, Leonora Carrington, Dorothea Taning e o vencedor Max Ernst. O júri era composto por outros célebres pintores, como Marcel Duchamp, Sidney Janis e Alfred Barr.
Assim como na passagem bíblica, Dalí retrata Santo Antônio sendo tentado. A tentação apresentada é tão forte que desnuda o santo. Assim como os sonhos, que despem as pessoas de qualquer privação, a única proteção que resta a Santo Antônio é sua cruz.
Na obra, o artista se utiliza das noções de sonho, nos quais nos perdemos em proporções de tamanho ou tempo, só nos restando a intensidade do inconsciente. Nesse caso, as criaturas das quais o santo se protege são desproporcionais a qualquer criatura real e, como num sonho, tomam proporções exageradas, enfatizando sua maldade ou o medo dele sobre as mesmas.
Até mesmo o cavalo que se encontra posto à frente do santo sugere que vai se lançar sobre ele. Logo abaixo, dois seres muito menores que os outros aparentam passar por outros conflitos, lembrando a figura de um padre.
Ficha Técnica: A Tentação de Santo Antônio
Autor: Salvador Dalí
Onde ver: Musée Royaux des Beaux-Arts, Bruxelas, Bélgica
Ano: 1946
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 90cm x 119,5cm
Movimento: Surrealismo