quarta-feira, 26 de março de 2014

365 DIAS DE ARTE

A Tentação de Santo Antônio, de Salvador Dalí

A obra foi feita em Nova York, para um concurso no qual era necessário pintar a tentação de Santo Antônio.

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (11/05/1904 - 23/01/1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Seus trabalhos chamam atenção pelas incríveis combinações de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres Renascentistas. Colaborou com a Walt Disney em curtas de animação e ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribuiu a isso seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam sua arte, ao mesmo tempo que incomodava seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.
Além de Dalí, outros dez pintores fizeram parte do concurso em Nova York, entre eles Paul Delvaux, Leonora Carrington, Dorothea Taning e o vencedor Max Ernst. O júri era composto por outros célebres pintores, como Marcel Duchamp, Sidney Janis e Alfred Barr.
Assim como na passagem bíblica, Dalí retrata Santo Antônio sendo tentado. A tentação apresentada é tão forte que desnuda o santo. Assim como os sonhos, que despem as pessoas de qualquer privação, a única proteção que resta a Santo Antônio é sua cruz.
Na obra, o artista se utiliza das noções de sonho, nos quais nos perdemos em proporções de tamanho ou tempo, só nos restando a intensidade do inconsciente. Nesse caso, as criaturas das quais o santo se protege são desproporcionais a qualquer criatura real e, como num sonho, tomam proporções exageradas, enfatizando sua maldade ou o medo dele sobre as mesmas.
Até mesmo o cavalo que se encontra posto à frente do santo sugere que vai se lançar sobre ele. Logo abaixo, dois seres muito menores que os outros aparentam passar por outros conflitos, lembrando a figura de um padre.



Ficha Técnica: A Tentação de Santo Antônio


Autor: Salvador Dalí
Onde ver: Musée Royaux des Beaux-Arts, Bruxelas, Bélgica
Ano: 1946
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 90cm x 119,5cm
Movimento: Surrealismo

17ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA


segunda-feira, 10 de março de 2014

365 DIAS DE ARTE

Relatividade, de Escher

Dois habitantes de mundos diferentes não conseguem andar, sentar ou mesmo ficar em pé no mesmo solo.

Maurits Cornelis Escher (17/06/1898 - 27/03/1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografiase e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Conhecido também pela execução de transformações geométricas (isometrias) nas suas obras.
Hoje a obra apresentada possui três superfícies terrestres, com seres humanos vivendo em cada uma delas, intersectam-se em ângulo reto. As 16 figuras que aparecem na gravura podem ser divididas em três grupos, nos quais cada uma delas vive no seu próprio mundo. Para cada um dos grupos o seu mundo é tudo o que acontece na representação.
Dois habitantes de mundos diferentes não conseguem andar, sentar ou mesmo ficar em pé no mesmo solo, pois sua concepção de horizontal e vertical não se conjuga. Entretanto, eles podem usar a mesma escada.
Na escada mais alta entre as representadas na composição, movem-se, lado a lado, duas pessoas na mesma direção. Contudo, uma desce e a outra sobre. É claramente impossível um contato entre elas, já que estas vivem em mundos diferentes e, por isso, não sabem da existência uma da outra.
Cada um dos grupos se dá conta das coisas de forma diferente e dá nomes diferentes para as coisas, o que para um grupo é um teto, para outro é uma parede; o que parece ser uma porta em dois grupos, para outro é um buraco no chão.


Ficha Técnica: Relatividade


Autor: Escher
Ano: 1953
Técnica: Litografia
Movimento: Op-Art

UM POUCO DE... LÍNGUA PORTUGUESA!


terça-feira, 4 de março de 2014

UM POUCO DE... LÍNGUA PORTUGUESA!


ESCOLA DA FAMÍLIA - EE JOSÉ JUSTINO DE OLIVEIRA EM PARCERIA COM SENAR

O Programa Escola da Família da EE José Justino de Oliveira realizou parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e durante os dias 8, 9, 15 e 16 de fevereiro aconteceu o Curso de Orquídeas com aulas teóricas e práticas. O curso foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Antônio Carlos Fischer.
Além de oferecer todo material didático e certificação, o SENAR também garantiu a alimentação dos participantes.
"Para os próximos meses queremos oferecer à comunidade Jardinense, cursos na área de eletricista e jardinagem, para tanto, precisamos que os interessados façam suas inscrições munidos de xerox do CPF e do RG na EE José Justino de Oliveira e tenham 18 anos completos", aos cuidados da Prof. Amarilys.