quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

365 DIAS DE ARTE

Virgem dos Rochedos, de Leonardo Da Vinci

Grande parte dos estudiosos afirma que o trabalho foi, em sua maior parte, executado por Da Vinci.

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci (15/04/1452 - 02/05/1519), foi um polímata (aquele que cujo conhecimento não está restrito a uma única área) italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento. Se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. 
As duas obras, versões diferentes de uma mesma cena, encontram-se em museus diferentes. Uma delas, a apresentada hoje, encontra-se no Museu do Louvre, em Paris, na França. A outra fica na National Gallery, em Londres, Inglaterra.
A composição foi pintada em torno dos anos 1483 a 1486 ou até mais cedo que isso. Grande parte dos estudiosos afirma que o trabalho foi, em sua maior parte, executado por Da Vinci. Além disso, essa é a primeira das duas versões mundialmente conhecidas.
A obra é um dos primeiros resultados do uso do "chiaroscuro", efeito elaborado pelo pintor e que consiste em criar contrastes entre luz e sombra. O efeito é muito presente em suas obras.
O quadro, ligeiramente maior que o exposto em Londres, mostra a Virgem Maria de túnica azul, envolvendo o Menino Jesus com seu braço. Enquanto isso, encontram-se diante dela Uriel e o pequeno João Batista.


Ficha Técnica: Virgem dos Rochedos


Autor: Leonardo Da Vinci
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França
Ano: 1483-1486
Técnica: Óleo sobre madeira
Tamanho: 199cm x 122cm
Movimento: Renascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário