quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

365 DIAS DE ARTE

Virgem dos Rochedos, de Leonardo Da Vinci

Grande parte dos estudiosos afirma que o trabalho foi, em sua maior parte, executado por Da Vinci.

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci (15/04/1452 - 02/05/1519), foi um polímata (aquele que cujo conhecimento não está restrito a uma única área) italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento. Se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. 
As duas obras, versões diferentes de uma mesma cena, encontram-se em museus diferentes. Uma delas, a apresentada hoje, encontra-se no Museu do Louvre, em Paris, na França. A outra fica na National Gallery, em Londres, Inglaterra.
A composição foi pintada em torno dos anos 1483 a 1486 ou até mais cedo que isso. Grande parte dos estudiosos afirma que o trabalho foi, em sua maior parte, executado por Da Vinci. Além disso, essa é a primeira das duas versões mundialmente conhecidas.
A obra é um dos primeiros resultados do uso do "chiaroscuro", efeito elaborado pelo pintor e que consiste em criar contrastes entre luz e sombra. O efeito é muito presente em suas obras.
O quadro, ligeiramente maior que o exposto em Londres, mostra a Virgem Maria de túnica azul, envolvendo o Menino Jesus com seu braço. Enquanto isso, encontram-se diante dela Uriel e o pequeno João Batista.


Ficha Técnica: Virgem dos Rochedos


Autor: Leonardo Da Vinci
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França
Ano: 1483-1486
Técnica: Óleo sobre madeira
Tamanho: 199cm x 122cm
Movimento: Renascimento

UM POUCO DE... LÍNGUA PORTUGUESA!


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ENTREGA PREMIAÇÃO SARESP 2011

Foi realizada nesta última sexta-feira (21/02/2014) a entrega dos notebooks aos alunos que se destacaram na Avaliação SARESP 2011. Parabenizamos nossas ex-alunas e desejamos sorte e sucesso nesta nova jornada e que usem o referido prêmio para aquisição de mais conhecimento.

Daiana Gabriela Oliveira recebendo premiação das mãos do Diretor Wagner Ferreira de Oliveira

Bruna de Sousa Lima recebendo seu prêmio


Mariana Vigilato Lourenço recebe premiação pela brilhante participação no SARESP 2011

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

365 DIAS DE ARTE

Marcella, de Ernst Ludwig Kirchner

Kirchner propõe uma realidade pessimista e violenta na obra de arte "Marcella".


Ernst Ludwig Kirchner (1880 - 1938) foi um pintor expressionista alemão. Influenciado pelo cubismo e fauvismo, o pintor deu formas geométricas às cores e despojou-as de sua função decorativa por meio de contrastes agressivos objetivando manifestar sua verdadeira visão da realidade.
A bidimensionalidade e a simplicidade são marcas do artista, evidentes nas combinações simples de cor, poucas nuances, falta de perspectiva e motivos sobrepostos. Sua emoção e seu tormento são expostos em seus trabalhos pelo tipo de pincelada curta e agressiva. Além da influência do fauvismo, revelada na exploração e emoção das cores, e do cubismo, evidente na geometrização das formas, o pintor também foi influenciado pelo pós-impressionismo, sobretudo Van Gogh.
O mundo em torno do artista era o tema de seus trabalhos: vista de cidade, paisagens, retratos de seus companheiros, corpo humano nu e cenas de circo. Em 1911, mudou-se para Berlim, época na qual o pintor explorou em seus trabalhos a experiência numa metrópole moderna. As cenas urbanas se fizeram presentes na obra do artista, revelando um aspecto de movimento.
Quando do anúncio da Primeira Guerra Mundial, Kirchner transmitiu para o seu trabalho as suas perturbações. A destruição da figura humana foi uma das características dessa época. Em 1938, sozinho e doente na Suíça, o pintor se suicida.
A tela de hoje faz uma referência clara à obra "Puberdade", do pintor Edvard Munch. Ambas retratam moças nuas, sentadas em uma cama e com as mãos cruzadas sobre a virilha.
A obra de hoje faz uma crítica à prostituição infantil e com esta obra, Kirchner propõe uma realidade pessimista e violenta, quase chocante. A garota inspira ingenuidade, mas seus olhos, sob forte maquiagem, deixam claro sua consciência corrupta e a aceitação de sua condição. O ambiente rústico apresentado na obra de Munch, aqui se torna luxuoso, com almofadas e objetos pendurados.


Ficha Técnica: Marcella


Autor: Ernst Ludwig Kirchner
Onde ver: Moderna Museet, Estocolmo, Suécia
Ano: 1911
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 75 x 59cm
Movimento: Expressionismo