A
Ressurreição, de Piero Della Francesca
O afresco combina simbolismo cívico e religioso, refletindo as mudanças políticas da época. |
Piero Della Francesca (1415 - 1492) foi um pintor italiano do Quattrocento, nome dado à segunda fase do movimento Renascentista italiano. Tal qual os grandes mestres de seu tempo, Piero primou sempre pela criatividade em relação ao passado medieval, apresentando técnicas e temáticas inovadoras como, por exemplo, o uso da tela e da pintura a óleo, o retrato, a representação da natureza, o nu, e, sobremaneira, a perspectiva e a criação do volume. No século XV, Piero Della Francesca, desenvolve uma pintura pessoal e solene, misturando formas geométricas e cores intensas. Sua pintura se diferencia pela utilização da geometria espacial e abstração.
A obra hoje apresentada, por se tratar de uma obra religiosa o esperado é que ela fosse um retábulo em uma igreja, entretanto, ela foi pintada para a sala do conselho da prefeitura de Borgo San Sepolcro, cidade natal do pintor.
O afresco combina simbolismo cívico e religioso, refletindo as mudanças políticas da época, nas quais muitas cidades invocavam a proteção de santos padroeiros. Dessa maneira, o patriotismo acabava por se confundir com devoção religiosa.
A famosa obra evoca um conhecido tema religioso. Sua composição é piramidal, com o grupo desorganizado de soldados na parte inferior, em contraste com a figura de Cristo logo acima, serena e dominante. A passividade apática dos soldados se opõe ao ânimo de Cristo ao deixar o túmulo.
As cores acentuam o contraste entre os tons terrosos dos soldados e a palidez mortal de Jesus, cujo corpo está envolto em tecido rosa pálido, criando uma ligação com o azul perolado presente no céu, sinal da natureza divina. A figura parece irradiar luz e essa luminosidade é enfatizada pelo contraste com os tons escuros da paisagem.
3 detalhes de "A Ressurreição" se destacam:
1 - Pose de Cristo
A pose frontal e o olhar direto de Cristo atraem o observador e o convida a participar do triunfo sobre a morte.
2 - Efeitos de luz
Os efeitos de luz e sombra provém do retoque com pigmentos metálicos a seco. Em alguns lugares, no entanto, eles se perderam, como nos pontos onde faltam folhas nas árvores.
3 - Tronco de árvore
A presença do grande tronco de árvore localizado logo atrás de Jesus tem como principal objetivo acentuar a monumentalidade da figura de Cristo.
Ficha Técnica: A Ressurreição
Autor: Piero Della Francesca
Onde ver: Borgo San Sepolcro, Itália
Ano: 1460
Técnica: Afresco
Tamanho: 200cm x 225cm
Movimento: Renascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário