terça-feira, 2 de agosto de 2011

ENEM 2011 - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - PROF. ALEXANDRE E PROFª CLEONICE

8 temas prováveis na redação do Enem 2011

A redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 é uma parte importante da avaliação, com pontos decisivos para aprovação do estudante em algumas instituições brasileiras, que de alguma forma usam a nota obtida no exame. Para algumas instituições, a avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) é equivalente ao vestibular tradicional. Para outras, apenas acrescenta alguns pontos na avaliação realizada pela própria universidade, enquanto algumas usam o Enem como primeira fase do processo seletivo.
É importante estar por dentro de como a proposta de redação do exame é elaborada e quais são os possíveis temas que ela pode apresentar. A proposta de redação do Enem não é muito diferente das avaliações convencionais, que optam por cobrar dos estudantes um texto dissertativo. Mas a avaliação, no entanto, tem uma particularidade, pois exige que o estudante coloque uma proposta de intervenção (algum encaminhamento e não uma solução) sobre o tema abordado, visando o posicionamento crítico do estudante e esperando que esse encaminhamento seja feito de maneira consistente e que respeite os direitos humanos e individuais.
O texto deve ser claro e deve-se evitar o rebuscamento, que é bastante indesejado por conta do pouco espaço disponível para a redação (25 linhas).
Para garantir uma boa nota na redação, a dica é ficar atento sobre questões nacionais. Ter uma noção da questão para saber se posicionar ajuda o estudante a deixar de lado abordagens e expressões ingênuas sobre o assunto.
Outra dica é ler sobre as atualidades que acontecem no mundo (mesmo que o exame costume priorizar assuntos nacionais). Portanto, leia muito sobre temas do cotidiano, aproveite ao máximo as informações obtidas nas aulas da Parte Diversificada (PD) que utiliza o Guia do Estudante - Atualidades para o desenvolvimento dessas aulas.

Temas prováveis da redação do Enem 2011

- Homofobia e direitos dos homossexuais:
 A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ampliar os direitos dos casais homossexuais pode aparecer na avaliação junto de outros temas referentes a essa questão como crimes e agressões por conta da homofobia. Há inclusive uma lei que pretende que a homofobia seja vista como crime. Portanto, atualize-se sobre o tema que tem grandes chances de aparecer na hora da redação.

- Criminalidade e agressão dos jovens:
A tragédia de Realengo, quando um jovem entrou na escola na Zona Norte do Rio de Janeiro e atirou contra 12 crianças, levantou a discussão sobre a criminalidade e a agressão dos jovens no país. É importante estar por dentro do assunto e até sobre alguma pesquisa que possa auxiliar a embasar seu ponto de vista na hora da avaliação.

- Marchas:

A proibição da "Marcha da Maconha", que se tornou "Marcha pela Liberdade de Expressão", teve um ato de repressão policial que repercutiu no Brasil inteiro. O "Churrascão da Gente Diferenciada", que foi organizado por meio da rede social Facebook, também reuniu muitas pessoas para protestar contra a mudança de local de um metrô, em São Paulo. É possível que o exame coloque as marchas e manifestações públicas em pauta na hora proposta de redação.

- Código Florestal:
Como as mudanças do Código Florestal estão em pleno debate é bom se informar sobre o que está sendo proposto para ser alterado e o que isso implicará para o meio ambiente. O tema é um forte candidato para estar na redação do Enem.

- Questões Comportamentais:
Questões como preconceito e direito das minorias podem cair no exame. Portanto, é importante dissertar sobre a questão com uma linguagem objetiva que mostre que tem muito a contribuir com o debate social.

- Redes Sociais:


Ainda que o Enem não costume trabalhar com temas internacionais, é importante estar por dentro do levante da democracia nos países árabes que foi estimulada, sobretudo pelas mídias sociais.

- Intervenção do Estado em hábitos culturais:



O caso da proibição do véu na França põe em debate se o Estado tem o direito de intervir em hábitos culturais do ser humano. A utilização do óleo para frituras em questões nutricionais entre outros temas podem eventualmente aparecer na proposta de redação do exame.

- Intervenção Internacional:
A Intervenção Internacional para preservar direitos da população, como ocorreu na Líbia, pode dar uma boa discussão na redação do exame.


Adaptado do site Universia Brasil - Notícias e Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário